Todos nós nos sentimos socialmente ansiosos de vez em quando.
Toda situação que envolvam pessoas, podem desencadear um medo de avaliação negativa, muitas vezes, ocasionando estratégias pouco eficazes de enfrentamento, como evitação da situação ou comportamentos de segurança que o impedem de entrar em contato com sua ansiedade e situação. Podendo até mascarar o problema de imediato, mas em sacrifício de seu futuro, uma vez que não resolverá seu problema e o afasta de situações possivelmente benéficas.
Este livro ajuda a libertar-se da ansiedade social, permitindo que você viva uma vida significativa e feliz.
Primeiro passo é saber que a ansiedade é um sentimento natural e normal de sentirmos, lutar contra esse fato na tentativa de não a sentir só faz seu problema permanecer.
Segundo é compreender os mecanismos que constituem seu problema e manutenção dele, isto é, os fatores precipitantes e mantenedores. Elencando hierarquicamente das maiores às menores situações que causam ansiedade.
Terceiro, identificar e corrigir equívocos de pensamentos, uma vez que a ansiedade faz com que realizemos o que chama-se de “leitura mental” – acreditar que o que pensa e sente é uma verdade absoluta e que todos compartilham dessa visão pessimista. Além de reavaliar superestimações e pensamentos pessimistas.
Quarto, feito em conjunto com a reestruturação desses pensamentos são feitas exposições progressivas, como forma de enfrentar contratempos sociais e verificar se a crenças irão de fato ocorrer, o que na maioria dos casos não acontece.
Quinto, é aceitar a si mesmo. Compreendendo que a vida é uma jornada que você deve seguir e que nela pode ser seu maior crítico ou um companheiro gentil, tudo depende da forma como enxergar a si mesmo e as situações, assim, ser gentil consigo possibilita aprender com seus erros e comemorar acertos, entendendo que nenhum erro é definitivo.
Portanto, o livro não serve para você parar de sentir ansiedade, mas sim para compreender sua função e que ela é normal, de modo que sua vida não seja impossibilitada por ela, e sim construída com ela e tantas outras emoções.


